Informações importantes referentes a viagens para Cuba

A política para viagens a Cuba foi atualizada em 5 de junho de 2019. Acesse o site do Departamento do Tesouro dos E.U.A. para obter detalhes atualizados.

Viagens partindo ou passando pelos E.U.A. com destino a Cuba são restritas a determinadas pessoas e rigidamente regulamentadas pelo Departamento do Tesouro dos E.U.A. Viagens para atividades turísticas são estritamente proibidas. Todos os clientes, incluindo passageiros internacionais sem passaporte norte-americano, que queiram viajar para Cuba em um voo da United devem cumprir com alguns requisitos específicos relacionados ao motivo da viagem, seguro-saúde, passaporte e visto e comprovação de voo de volta ou saída de Cuba. Antes de planejar sua viagem, verifique os requisitos abaixo para garantir que você esteja pronto e autorizado a viajar.

Observe que os cartões de crédito e débito dos E.U.A. não funcionam em Cuba, portanto, é importante levar dinheiro suficiente para toda a viagem. Você pode trocar dólares norte-americanos por pesos cubanos no aeroporto, em hotéis ou em casas de câmbio.

Motivos de viagem autorizados

Ao reservar seu voo ou fazer check-in, você deverá confirmar o motivo da sua visita. Atualmente, existem duas maneiras de obter permissão para viajar para Cuba: com uma licença geral ou com uma licença específica.

Se cumprir os regulamentos e condições de uma licença geral, você não precisará pedir uma licença específica. Há 13 categorias de licenças gerais relacionadas a viagens para Cuba:

  • Visitas familiares
  • ​Assuntos governamentais oficiais
  • Atividade jornalística
  • ​Pesquisas ou congressos profissionais
  • ​Atividades religiosas
  • Eventos esportivos e públicos
  • ​Auxílio à população de Cuba
  • ​Projetos humanitários
  • Pesquisa
  • Materiais informativos
  • ​Atividades de exportação autorizadas
  • ​Cidadão cubano não imigrante

Você não se qualificará para uma licença geral se o motivo da sua viagem não estiver listado acima e deverá solicitar uma licença específica ao Gabinete de controle de ativos estrangeiros (Office of Foreign Assets Control, OFAC) dos E.U.A. Todas as solicitações de licença são analisadas individualmente. Para obter mais informações, consulte a página de Perguntas frequentes (FAQs) do OFAC no site do Departamento do Tesouro dos E.U.A.

Requisitos de seguro-saúde

Todos os visitantes devem ter um seguro-saúde que seja aceito em Cuba. Na maioria dos casos, as apólices de seguro-saúde ou seguro-viagem emitidas nos Estados Unidos não são aceitas em centros médicos de Cuba, portanto, a United incluiu um seguro-saúde de Cuba (USD 25 por cliente) no custo total da sua passagem. O seguro-saúde de Cuba é fornecido pela ESICUBA e tem validade de 30 dias. Se permanecer em Cuba por mais de 30 dias, você deverá adquirir um seguro adicional para cobrir o restante de sua estadia.

Observe que, embora a United Airlines esteja facilitando a compra do seguro-saúde cubano obrigatório, a United Airlines não assume nenhuma responsabilidade, e todos os assuntos relacionados aos termos e limites da apólice e à assistência médica em Cuba devem ser tratados exclusivamente entre o passageiro e a ESICUBA.

Requisitos de documentos de viagem

Se você possui um passaporte cubano válido ou se seu passaporte indica que você nasceu em Cuba, consulte o website do Consulado de Cuba para obter detalhes sobre os documentos necessários além do passaporte. Observe que pode demorar algumas semanas para obter todos os documentos necessários com o Consulado de Cuba.

Todos os clientes devem obter uma permissão de entrada em Cuba ou um visto cubano antes de viajar. Entre em contato com o Consulado de Cuba em Washington, D.C. com ampla antecedência em relação à viagem para verificar o tipo de visto necessário para sua viagem.

Permissão de entrada em Cuba

A maioria dos clientes viajando com uma licença geral precisa de apenas uma permissão de entrada em Cuba, que pode ser comprada no aeroporto.

Em Houston e Nova York/Newark, vendemos permissões de entrada em Cuba no portão de embarque; o pagamento deve ser feito antes do embarque. Você precisará do seu passaporte, do cartão de embarque e de um dos principais cartões de crédito para fazer a compra. Uma permissão de entrada em Cuba custa USD 50 por pessoa e não está incluída no preço da sua passagem aérea. Uma taxa de serviço adicional de USD 25 por pessoa será cobrada pela Cuba Travel Services (CTS), que administra a distribuição das permissões de entrada.

Visto cubano emitido pelo Consulado

Se o motivo da sua viagem não for coberto por uma permissão de entrada em Cuba, você precisará de um visto emitido pelo Consulado de Cuba em Washington, D.C. Acesse o website da Embaixada de Cuba nos E.U.A. para obter mais informações.

  • Ao fazer reservas para clientes, as agências de viagem também devem garantir que a certificação de passageiro necessária esteja incluída no PNR.

    A documentação utilizando SSR RFTV é obrigatória para cada cliente, e é possível utilizar um código de motivo diferente para cada cliente, se for adequado.

    Tabela Definição do motivo para a viagem
    Definição do motivo para a viagemCódigo para acompanhar o SSR RFTV
    Visitas familiaresFAMLY
    ​Assuntos governamentais oficiaisGOVMT
    Atividade jornalísticaJOURN
    ​Pesquisas ou congressos profissionaisPROFL
    Atividades educacionais ou trocas de experiênciasEDUCA
    ​Atividades religiosasRELIG
    Eventos esportivos e públicosPERFO
    ​Auxílio à população de CubaSUPRT
    ​Projetos humanitáriosHUMAN
    PesquisaINSTI
    Materiais informativosINFOR
    ​Atividades de exportação autorizadasEXPRT
    ​Cidadão cubano não imigranteCUNAT
    ​Licença específica do OFACLICEN (seguido pelo número da licença)